297

sexta-feira, 05 de agosto de 2011

Negrinho, no sul. Quando o balconista é negro, eu peço brigadeiro, e não negrinho (1 membro). Mas não deve mais poder dizer negrinho. Afro-descendentezinho.(O mundo tá um porre, já aviso. Essa onda politicamente correta tá quebrando o mundo e vocês não estão percebendo. Óbvio que eu não tô aqui defendendo a escrotidão que é um sujeito preconceituoso. Machista, racista, separatista (no Brasil), babaca. Mas há um limite aí, há liberdade de expressão, até mesmo expressão de piadas ofensivas. Algumas são ofensivas pros ouvidos mais sensíveis, e pontiagudas pros calos mais protuberantes, mas não são preconceituosas. Mais ainda: ser babaca não tá proibido. Maaaaaaas, não é porque você tem o direito constitucional de dizer a imbecilidade que quer, que ela deixa de ser isso: babaquice imbecil. Sei lidar com isso, e você? Que eu tô resmungando? Dane-se. É um site de gastronomia e o povo quer fazer valer cada centavo-segundo que perde aqui.

Outro ponto negativo: essa trolha de raciocínio utilitarista, linear de que as pessoas têm que se ater e entregar aquilo que é contratado. Entenda por contrato: acordos não ditos, velados, implícitos e imaginários. Rafael não pode publicar textos no site dele que não tratem única e exclusivamente de gastronomia.

Pois bem, leitores: enquanto guepardos não souberem acessar a internet, e pés de alface não se comerem, quem come o que a gastronomia produz, é o ser humano. Então é natural que o comportamento e a figura que consome nos interesse, não só a comida. Até o que vocês odeiam nos interessa.

Fecha parênteses.)

Me aborrece muito o que o povo anda fazendo com as minhas comidas preferidas. Leia ESTRAGANDO.

Pôxa Brasil, brigadeiro? Aquele docinho delícia, aquele docinho moleque, aquele docinho  com o pé sujo de barro. Aquela receita simples que vinha na lateral da caixa do chocolate em pó dos 3 padres. Ok, 2 frades. (Fui no Google e voltei. Oe, tudo bei?)Eu entendo que na gastronomia não dá pra colocar cristais Swarovski com cola quente nas coisas simples pra vender por mil vezes mais que o preço original, e o pessoal inova como pode. Mas mexer no meu negrinho?

Estraga meu negrinho não, ele não quer ser gourmet, ele não quer ser rico, ele não quer impressionar. Se vocês se cansaram daquele engodo que era o tal do brigadeiro de colher, e queriam trazer a baila o meu negrinho, não precisavam inventar essa presepada toda. Era só passar manteiga sem sal nas mãos, enrolar a massa e cobrir com granulado.

Voilà!

Aliás, tenho certeza que a coisa do brigadeiro de colher é resultado de uma das duas opções, ou as duas combinadas: povo errou a mão e a massa ficou mole, ou povo ficou preguiçoso e não queria enrolar.  Até aí, tudo bem. Vende sem enrolar, mas não despreza a genialidade do original.

Existem 2 fenômenos: a busca desenfreada da glamurização, e a crescente insegurança coletiva. Isso faz tudo virar fonte de inveja potencial. Ninguém pode fazer o aniversário do filho só na escolinha, com um bolo Floresta Negra, brigadeiros e mini hot dog. Tem que fazer festas mirabolantes de aniversário pra crianças que não irão lembrar de absolutamente nada.

Ah, mas é pros pais.

Meu senhor, minha senhora. Quer fazer festa kids friendly, faça. Mas não destampe o bueiro da inveja humana. Tenho amigas que têm filhos pequenos que nem andar andam, mas têm festas de dezenas de milhares de reais. É rico? Tá podendo? Acho bacana, fica à vontade, mas não faz pra competir com a festinha da filha do sócio do marido. É patético. É a ponta do iceberg de mediocridade que você está tentando esconder. É ser um Cacau Show, numa caixa AMMA.

E não me vem grudar pistache esmagado nos meus brigadeiros. Nem estragar a massa com Bailey’s. Fica aliás aqui um apelo: CHEGA DE COLOCAR BAILEY’S EM TUDO. Alguém ainda bebe Bailey’s? Credo. Brigadeiro não foi feito pra ser gourmet.

Brigadeiro branco: pra quê? Tá errado: brigadeiro com recheio, brigadeiro colorido, brigadeiro com frutas, com cobertura que não seja granulado. Brigadeiro não foi feito pra ser light, não foi feito pra ser diet.

Proibido ler informação nutricional do negrinho. Tá gorda,  ou ta se achando gorda? SOBE NA ESTEIRA E VAI. Mas não inventa moda na porra do brigadeiro. Come e goza, não fica com frescura. Ou larga o brigadeiro e se joga numa barrinha de Nutri.

Sai pra lá. Quero bater palma nesse circo não.

Continuem deixando sugestões nos comentários.
O que orkutizou na sua opinião?

  • Julia

    obrigado carol por fazer ecoar neste universo nossa vontade de dizer tudo isso que falas. te amo. bjo

    • Carolina Mendes

      Tão quebrando o brigadeiro, me deprime isso.

  • Luiza

    TFP deveria se preocupar com as coisas realmente importantes, a base da família, como defender a integridade do brigadeiro.

    • Carolina Mendes

      VERDADE.

      A família brasileira não pode passar por isso.

  • Fabiana Kolfish

    Oi Carolina, este é o decimo quinto texto seu que leio e o primeiro que comento. Você realmente é genial. Não sei como você consegue mas já sacou qual é a receita do sucesso pro texto bombar não é verdade? Tudo que você escreve de comida aqui é bom e eu aposto que você nem entende tanto de comida assim, mas nos faz acreditar que entende e nos faz compartilhar o mesmo pensamento que você. Parabéns ao rafael que pensa a gastronomia fora da caixa e tem cojones para jogar seus textos no ar, parabéns pra você, linda e talentosa. Volto para comentar mais vezes ok.?

    • Carolina Mendes

      Olha Fabiana, se for pra me elogiar nesse tanto, comenta mais de uma vez por texto.

      Obrigada!

      • Fabiana Kolfish

        deixa comigo. você é mesmo uma pessoa especial. parabéns!!! :)

        • Carolina Mendes

          <3 <3 <3

  • Lucas miranda

    uma coisa que orkutizou e todo mundo acha o masssimo.
    .
    .
    .
    .
    PISTACHE

    • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

      Pistache, o mexilhão dos vegetais.

      • Carolina Mendes

        curto mexilhão

        errado?

        • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

          Curto tb, mas é que pistache é igual mexilhão. fisicamente falando

          • Carolina Mendes

            Aaaaaaaa entendi

    • Cristina

      Acabei de ler: Nespresso cria brigadeiro de pistache para acompanhar cafés.
      http://www.mundodomarketing.com.br/5,20010,nespresso-cria-brigadeiro-de-pistache-para-acompanhar-cafes.htm

      É feio, parece nojento, e NÃO é brigadeiro, é um doce de pistache.

      Mania das pessoas de achar que leite condensado+qualquer porcaria=brigadeiro.

      • Carolina Mendes

        Mania maldita.

    • http://lepitanga.blogspot.com/ Mariana (Le Pitanga)

      Pura verdade.
      Ai nego vai, coloca um corante verde-pistache e fala que o sorvete é de pistache. Pq pistache de verdade ta longe de ser barato, né.
      Ou pega aquele farelo que fica no fim do pote e passa no brigadeiro pra fazer ele ficar chique.
      Tsc…tsc…tsc.
      Ta certo não.

      • Carolina Mendes

        Alé de nao tá certo, tá bem errado.

  • Carolina Mendes

    Não pode quebrar o brigadeiro.

  • Marinaide

    Oi, Carol, bem que eu gosto do brigadeiro com recheio de uva. Mal aê.
    Bjs

    • Carolina Mendes

      UVA?

      Gente.

      • Marinaide

        a uva faz um contraste legal com o doce.
        na verdade, gosto mais de cajuzinho q de brigadeiro.
        podem crucificar.

        • http://twitter.com/satoedu Eduardo

          Uuuggghh

        • http://lepitanga.blogspot.com/ Mariana (Le Pitanga)

          docinho de chocolate com uva é bom, mas não é brigadeiro tá?
          Brigadeiro é bolinha de chocolate. SÓ.

        • Ana Roxo

          é horrível,vc acha que é um mega brigadeiro que vai levar sua dieta a pqp e qdo morde o negócio explode e vc acha que tá comendo um olho.

      • Rafael

        é quase “fundy”. kkkkk

    • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

      o.O

    • Estela

      Já comi isso, na fenadoce em pelotas. E se chama Bombom de uva. Ou bombom de morango. Ou de figo. E assim por diante. Não é brigadeiro! Mas é bom…

  • Fê Sotto Mayor

    Oi carolina, amo seus textos e amo brigadeiros. Concordo: andam cagando na mistura Nescau + Leite moça PONTO! Quer apostar que vai vir gente aqui dar pitaco na minha receita falando que tem manteiga, cheiro verde, farinha de trigo, maizena e o caralho? Aposto que vai ser uma cupcakeira.

    • Carolina Mendes

      Gente, todo mundo odeia cupcakeiras?

      • Renata B

        Eu tenho um sonho de comer um cupcake que seja bonito e gostoso ao mesmo tempo. Até hoje os que comi eram horríveis. A ponto de perder a fé em cupcakes… meio que peguei trauma.

        • Carolina Mendes

          2 membros

    • http://palavras-diretas.blogsopot.com Leonardo

      Olha: cheiro verde, farinha de trigo, maizena e caralho eu não uso no brigadeiro, mas manteiga vai sim…
      hehehhehehe Brincadeira, só não podia perder a oportunidade…
      E o legal do brigadeiro é isso: coisa caseira, coisa rápida, coisa simples. Cada um faz como quer. O pessoal do bolinho seco vai rosnar, mas não dá pra cagar regra nisso aí.
      Beijo Fê, beijo Carolina.

      • Carolina Mendes

        Rosnar, Vai lendo mais pra baixo. Histéricas.

  • Lisi

    Sensacional! Aqui no RS não tem essa de brigadeiro, pois temos o negrinho e o branquinho, bem politicamente correto (boring). Agora, esse entendimento de festas infantis foi genial, quisera eu ter coragem de enviar esse texto pra uns malas por aí!

    • Carolina Mendes

      Manda, finge que é por causa da parte do brigadeiro.

    • http://mei-k-o.mp Mei.k-o

      Negrinho e branquinho, a vida deveria ser isso, pra que mais?

    • http://lepitanga.blogspot.com/ Mariana (Le Pitanga)

      passa o email que a gente manda e ainda ta uma tapa no pescoço “se liga, mané!”.

      • Lisi

        hahaha Boa!

      • Carolina Mendes

        Boa!

  • Flávio

    Texto da @Carolinamendes + foto do blog = imbativel

    • Carolina Mendes

      \o/

  • Gabriella Villaça

    Carol Mendes= Meu heroi, meu idolo!

    • Carolina Mendes

      As fotos do Rafael são medonhas. E nada me tira da cabeça que são tiradas na cozinha da casa dele.

      • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

        tirei ontem. nosso jeitinho

        • http://lepitanga.blogspot.com/ Mariana (Le Pitanga)

          fogão mais encardido esse seu, hein Rafa.

          • Carolina Mendes

            Um nojo.

          • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

            fogao nao é pra ser limpo. Precisa ter sabor, precisa ter história

          • Carolina Mendes

            Tipo chapa de padaria?

  • Marcella

    E o tal do brigadeiro que TÁ NA MODA ir dentro de tubo de pasta de dente; JÁ VIRAM ISSO? PELAMOOOOOOOOOOOOOOOOOR

    • Carolina Mendes

      Que nojo.

      • http://mei-k-o.mp Mei.k-o

        Me peguei pensando agora quando eu era criança e queria comer o Tandy de uva.

        • Carolina Mendes

          Quem nunca?

  • Malu

    Proibido ler informação nutricional do negrinho. Tá gorda, ou ta se achando gorda? SOBE NA ESTEIRA E VAI.

    AHAHHUAHAUHAUHAUHHUAHUAUHAHUAUHAHUAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUH acordei tod mundo aki

    • Carolina Mendes

      ahahhahahhahahahhahhahhahaa

      pede desculpas por mim

  • Jessica

    Gente, sério. Rafael e Carolina, quem é alterego de quem? Rafael é um ovo de gravata cemijura??

    • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

      EU sou o Álvaro de Campos. Carolina Mendes é Fernando Pessoa.

      • Carolina Mendes

        Gente. Menos.

  • http://csnpm.wordpress.com Maria Farofa

    HAHAHAHAHA! Carolina, minha filha, eu tô chorando de rir aqui e não consigo parar. Não sei se foi o “Se joga numa barra de nutri” ou o “não destampe o bueiro da inveja humana”. Acho que foi tudo.

    Taí: genial. Simplesmente. (E eu só elogio assim quando gosto mesmo).

    • Carolina Mendes

      E a vontade de comer brigadeiro?

      • Henrique

        tb to. vou numa nutella que tem aqui em casa. servida?

        • Carolina Mendes

          Endereço?

          • Henrique

            te busco ai.
            telefone?

          • Carolina Mendes

            email: carolinaminhafilha@gmail.com

            Mas só vou se tiver Jack Daniels.

          • Carolina Mendes

            Pra constar, e-mail nunca chegou.

  • Carolina Mendes

    Eu posso falar por mim que sempre fui chata. E que existo.

  • Henrique

    puta merda essa foto voceis hein. parece feijão essa merda

    • Carolina Mendes

      AHAHAHAHHAHAHAHA

      Vcs não, do Rafael.

      • Juliana Mezalira

        Bora limpar esse fogao de vez enquando né gente?

        • Carolina Mendes

          SE bem que, amanhã é sexta. Dia de estrogonofe.

          • Josi

            Dia de Strogonefe com ilha de sushi pimenta biquinho armonizando com uma maravilhosa caipirinha de jaca e de sobremesa muitos cupcakes e negrinhos carnavalizados. Eike lindo!
            Corraaaann galere antes que acabe!

          • Mariana

            Carolina, segunda que é estraga o onofre, sexta é feijoada.

          • Carolina Mendes

            Feijoada é quarta e sábado. Não bagunça isso também.

    • Fê Sotto Mayor

      O primeiro brigadeiro líquido que eu vejo, o vulgo leite com Toddy!

      • Carolina Mendes

        Tá um horror isso.

  • http://www.afilhaviroumae.blogspot.com Marina Galeano

    Certa vez, em uma lanchonete, tiveram a pachorra de nos servir brigadeiro de CAPIM-SANTO! Pobre negrinho. Ficou verde catarro, e gosto de mato com leite-condensado.

    • Carolina Mendes

      Tem um restaurante aqui em SP que faz…

      Nuff said.

  • Marilisa

    Apoiadíssima, Carolina! Outro dia vi uma receita de brigadeiro com casca de banana verde… WTF?? Salvem os brigadeiros!

    • Carolina Mendes

      Olha, isso deve ser coisa de gente que tem intestino preso.

  • @leevanpereira

    Palmas para a Carolina, nunca disse isso, mas sempre alguém diz e hoje é minha vez: esse é o seu melhor texto. (eu achei)

    Demais demais…

    Brigadeiro é o básico e ponto, menos é mais e fim de papo!

    • Carolina Mendes

      Gente, to ficando doente de vontade de brigadeiro. Quase indo fazer.

  • Livia

    Dá liceinsa gente. Rafael eu te acho genial. Te sigo no twitter, facebook e AMU seu site. Tenho ciúmes da carolina mendes. #prontofalei

    • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

      Fãs…

    • Carolina Mendes

      ahahhahahahahahhahahhahhahahaha

      Mas pq meu deus?

      • Livia

        Não sei…tenho. Acho que é pq eu admiro mto ele e você trabalha com ele. Deve ter o celular dele, troca email, ele te segue no twitter…essas coisas. stalkeio mermo

        • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

          é…dá pra ter medo.

        • Carolina Mendes

          Gente.

          Quanto vc me paga pra ter o numero de celular dele?

          • Izabela

            hahahaha AMEI a #prontofalei, quase melhor que o texto, desculpa Carolina!
            Contrata ela Rafael, passa o celular e “cutuca no facebook…”

          • Carolina Mendes

            :(

  • Felippe Sica

    Oi Carolina,

    Como é bom ler tudo isso. Sou cozinheiro e fico de boca aberta com que andam fazendo com algumas comidas que adoro e sempre curti pela simplicidade… Só espero que não façam isso com o quindim…

    • Carolina Mendes

      Certamente irão fazer.

      • Mariana

        Já fizeram isso com quindim, gente! Li ontem, mas não lembro onde :-S

      • Estela

        Quindim com cobertura de chocolate. Existe. Nunca comi nem pretendo. Olho e penso: PORQUE, MEU DEUS???????

    • Josi

      Malzae acabar com os teus sonhos… mas já vi pra vender quindim de nozes. O.O

    • natalia

      bemm que eu falei do quindim no post passado hein! (olha eu pressionando) hihih

  • Rafael Arruda

    Putz! Uma dessas cupcakerias de shopping faz um de chocolate com cobertura de brigadeiro preto e brigadeiro branco. Total na contramão dos seus textos. Só faltou por o chedder pra dar um contraste.

    Pior que é mó bom esse cupcake, já comi algumas vezes… fiquei até com consciência pesada depois desse texto… malz aí…

    • Carolina Mendes

      Afe, que horror.

  • @leevanpereira

    Peraí cupcake de brigadeiro… issae tá errado!

    • Carolina Mendes

      Erradíssimo.

    • http://lepitanga.blogspot.com/ Mariana (Le Pitanga)

      jesuis…é clichê gastronomico em dose dupla!

      • Carolina Mendes

        Fim do mundo.

  • Izabela

    Gosto do tradicional, ele não pode e nem deve ser mudado, mas os paraguaios não me incomodam, como também!

    • Carolina Mendes

      Chocólatra detected.

  • Marcos

    Fale oq quiser de brigadeiro mas do bailey’s não né!?

    • Carolina Mendes

      Bailey’s é o tergal das bebidas alcoólicas.

  • mei

    Eu sempre leio umas 5 vezes e adoro como se fosse a primeira! <3

    • Carolina Mendes

      (eu leio e dou risada do meu próprio texto quando o Rafael publica)

      • mei

        hahahahaha…pois. É muito bom!

  • Samille Joker

    Brigadeiro, meu assunto preferido. melhor ainda quando adormecido, vindo direto do marmitex feito na festinha do dia anterior, ainda melado de bolo pq carregaram de qualquer jeito e misturou tudo… geladeira feliz é assim.

    • Carolina Mendes

      Sua linda, que bom ver vc por aqui!

      Concordo 100%.

      Bjo!

  • Murilo Gallo

    Há uns tempos eu vi num desses programas idiotas da madrugada (otavio…cof cof..mesquita) que tinha uma mina ganhando rios de dinheiro pq ela colocava até WASSABI !!! WAS-SA-BI !!! na porra do brigadeiro ! se eu vejo ela na rua dou uma voadora de quermesse no meio da costela…isso não pode gente, deixa os japones comer wassabi quietos e nois fica só com a delicia do brigadeiro da vovó!

    • Carolina Mendes

      Ai credo.

    • http://lepitanga.blogspot.com/ Mariana (Le Pitanga)

      ve pelo lado bom, não inventaram de botar peixe cru no brigadeiro ainda…nem em fazer sushi de brigadeiro. Se bem q esse segundo não boto minha mão no fogo não…

      • Isis D avila

        Eu já comi sushi doce com um morango, negrinho em volta, granulado e arroz. Eu vou pro inferno? kkk

      • http://algunsmomentos.blogspot.com Paulinho

        Tem temaki de brigadeiro… Mas é com casquinha de sorvete, arroz doce e chocolate. Ou seja… não é temaki e não é brigadeiro. É uma porra muito escrota!

  • Aída Souza

    Eu devo morar em outro planeta… E não sei se fico assustada com o que fizeram com o que vcs chamam de Terra ou feliz de nunca ter visto uma ABERRAÇÃO dessas com brigadeiro. Gente, é brigadeiro. Cumassim cagam algo tão simples? Tô chocada. Sério.

    *E adorei a “voadora de quermesse” do comentário acima.*

    • Carolina Mendes

      ADOREI a voadora de quermesse.

  • Gigi

    Lindo, lindo… Quer coisa mais gostosa do que esquentar a bunda da panela, derreter a manteiga, virar a lata de leite condensado (e reservar para raspar depois), acrescentar o chocolate e misturar até desgrudar da panela… Coisa simples. Depois raspar a latinha de leite condensado e a panela. Coisa de criança, coisa que lembra a mãe, a vó e o tempo que as calorias eram apenas números nas embalagens de comida.
    Tem um certo livro de brigadeiro de uma moça que vende esses docinhos. (que mané compra brigadeiro, cúmulo de preguiça!) E tinha até receita com wassabi, porque não enfia o wassabi na guela de outro? No brigadeiro… No thanks.

    • Carolina Mendes

      Isso, gente. Faz o que quiser, mas não bagunça o brigadeiro.

  • http://twitter.com/jesuislulu Lu

    as fotos sempre um espetáculo, à parte, meu deus…
    mas olha: eu to chocada, vc leu meus pensamentos!! essa semana uma colega do escritório resolveu se aventurar no “brigadeiro gourmet” e trouxe pra mim uma caixinha com 4 brigadeiros: o primeiro era BRANCO, começa por aí. mas até que tava bom. o segundo tinha uma AMEIXA no meio, o terceiro tinha uma calda de cereja (ARGH) e no último, eu já tinha perdido as esperanças, as famosas lasquinhas de pistache. pensei nos seus textos na hora!
    BJO!

    • Carolina Mendes

      REbaixa de colega pra fulana. Fulana do trabalho.

  • Juliana

    Carolina GÊNEA! <3

    • Carolina Mendes

      <3 <3 <3

      Calma, sem exageros.

  • Thais

    E quando o brigadeiro é daqueles postes prontos de 1k e colocam granulado ruim colorido.. Aff. Uma receita perfeita e simples. Por que estragar ela?!

    • Carolina Mendes

      Olha, é menos grave que a coisa gourmet, mas admito que me entristece.

  • http://www.cozinhadakika.com.br Kika

    Eu curto um brigadeiro diferentão, tanto quanto eu gosto de um brigadeiro tradicional.

    MAS.

    Não é brigadeiro de amendoim. É cajuzinho, porra.

    Não é brigadeiro de morango. É bicho-de-pé. O nome é escroto, mas é isso.

    Aí você vai no shopping, tá com vontade de comer um doce e paga R$ 3 num negócio com o nome ERRADO. Aí não.

    • Carolina Mendes

      ahahhahahahahhahahahhahahhahahha

      é que eu acho que eles descobrem que a moda é brigadeiros, e acham as pessoas tão idiotas que acham que ninguém sabe diferenciar.

  • http://www.facebook.com/delagostini Matheus Delagostini

    Nunca fui de ficar de paga pau, mas a sua acidez nessa semana se superou! Texto otimo… tá e parabens!

    E digo mais, nem granulado brigadeiro poderia ter! estraga a parada com aquele chocolatinho sem graça e enjoativo.
    Por outro lado e o tanto que é bom quando voce vai na panela, pega uma colherada e encontra aquelas pelotinhas mais duras no meio? aquelas que grudam no dente… duvido que isso aconteça com esses joana brigadeiro da vida! Faltou falar da criatividade dos nomes dos fazedores de brigadeiro gourmet heim Carol? super autenticos e originais! #NOT

    • Carolina Mendes

      Eu sempre achei que ficaria rica fabricando um granulado que não fosse vagabundo.

  • Estela

    Negrinho de panela é o que a gente faz em casa em dia de frio e chuva pra ver filme. Esses potinhos de festa são frescura. Mais um texto hiper-jóia.

    • Carolina Mendes

      Obrigada, Estela.

  • http://charlie-liu.blogspot.com Charlie Liu

    não vi se já tem isso nos comentários, mas o que eu mais odeio nessas festas modernas são os brigadeiros de copinho com aquelas bolinhas crocantes em cima que, além de cafona, fica um monte de brigadeiro grudado na porra do copo e a gente não consegue comer. brigadeiro é pra jogar na boca, INTEIRO!

    • Carolina Mendes

      Te amei tanto agora.

      Concordei.

    • http://lepitanga.blogspot.com/ Mariana (Le Pitanga)

      sem contar que quebra a colherzinha de plástico…

  • Flavia

    E o brigadeiro de colher que vem em POTINHO DE VIDRO

    • Carolina Mendes

      cúmulo da preguiça.

    • http://mei-k-o.mp Mei.k-o

      Pior que isso, com colherzinha de metal pra dizer “sou chique e não uso plástico” como comi dia desses. Ah, vá…

      • Carolina Mendes

        Olha, se tem uma coisa que eu ODEIO é colher, prato, copo, garfo, faca de plástico.

        ODEIO.

        • http://mei-k-o.mp Mei.k-o

          Também não curto, mas brigadeiro de colher (mesclado, ainda) em pote de vidro com colher de metal individual em festa de aniversário é pedir pra ter morte, imagina a gurizada tacando colher na cabeça do outro, que mágico. Fora a pieguice.

  • Carola

    Enfeitar brigadeiro é síndrome de gente brega (tipo aquelas negas que usam conjuntinho pareado = sapato verde, bolsa verde, brinco verde, calcinha verde?) e gorda; porque – me diz: quem é que consegue comer mais de uma unidade desses incrementos? Brigadeiro bom é aquele que você come a panela toda, se culpa e depois sorri!

    • Carolina Mendes

      Senão nem inventa de comer, né?

  • Rafael

    É, quando o balconista é japonês eu tb não peço cacetinho.

    • Carolina Mendes

      Rafael Mantesso, é você?

      • http://mei-k-o.mp Mei.k-o

        É de se desconfiar, pela piada… mas eu ri.

      • Rafael

        Não, é o Rafael que implicou com vc no dcoracao e depois virou fã. Aliás, fiquei a quinta inteira esperando pra te xingar lá e nada da sua coluna. Que desfeita….. ¬¬

        • Carolina Mendes

          mas é semana sim, semana não…

          • Rafael

            Ih, verdade. fueeennnnn…

      • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

        Não. O Rafael Mantesso é Rafael, mas só um Rafael é Rafael Mantesso. BJO

        • Rafael

          Falou o ovo de gravata….

          • http://www.marketingnacozinha.com.br/ Rafael Mantesso

            é pq vc ainda não viu o ovo pelado

        • Rafael

          O_o

    • janaina

      hahahahahahahahaha MORRI!!!

      • Carolina Mendes

        Vive, tá tudo bem agora.

  • http://mei-k-o.mp Mei.k-o

    Esse texto da Carolina está mais elegante do que os anteriores ou é impressão minha? É praticamente uma ode aos brigadeiros. E expresso minha total saudade de quando festa de aniversário era isso, e minha total frustração por ter uma mãe que embora não seja rica aspire a ficar inventando e tenha banido os dogs pra inventar toda a sorte de traquinices (meus pêsames a mim mesma hfowiheaofhwaf). Mas eu só comento e não é legal imitar a escritora e sair do texto, logo me contento a dizer que brigadeiro é isso aí que a gente joga na panela quando quer se matar mas não pode e logo decide ganhar quilos. É nóis.

    • Carolina Mendes

      É nóis.

    • Carolina Mendes

      É nóis.

      Tá mais elegante não, to dando bronca nessa gente chata que fica cagando regra, isso sim.

      • http://mei-k-o.mp Mei.k-o

        Essa coisa de comer burocracia e cagar regra é a merda mais fedida que temos que cheirar. Tem lugar aí (inclusive onde trabalho) que a galera vai comer burocracria no self-service, mas estão pagando né… mas na internet além disso buscam te fazer cheirá-la de graça. Compreendo.

  • janaina

    Fato é: odeio brigadeiro original. Se for feito com Nescau ou Toddy então, palmordedeus. Troço doce sem nem um pingo de chocolate e ainda por cima com GRANULADO. Aquilo não é chocolate, é açucar duro colorido de marrom!!! Então o brigadeiro lá de casa nunca foi brigadeiro, pq eu uso cacau em pó e passo no chocolate ralado. Mas eu não acho que ele é gourmet, acho que eu faço outro doce porque eu não gosto de brigadeiro. E eles sempre tiveram esses nomes: docinho de passas, docinho de castanha, docinho de cereja…Hoje eu vejo que poderia ter sido a primeira a enricar com isso!!! Era só ter chamado de brigadeiro gourmet!!! Mau, sapão!
    Texto ótemo

    • Carolina Mendes

      Puxa Janaina, a gente poderia estar comendo brigadeiro no Caribe agora.

      • http://mei-k-o.mp Mei.k-o

        Alguém prende minha gargalhada, ela fugiu lendo isso.

  • Rafaela

    Carolina sempre acidamente perfeita. Melhor que o texto do brigadeiro só o do porcelanato.
    Única mudança que permito no brigadeiro aqui de casa é trocar panela por microondas. Sou preguiçosa mesmo, alguém tem alguma coisa contra? Ficar na beira do fogão mexendo panela quente com coisa que pode fazer no microondas? Gente, tocantins, amazônico, tá fazendo quase 40 graus, e é inverno.
    Viva o brigadeiro de microondas! E de colher!

  • Laura

    Curto negrinho gente, e é negrinho porra! Se chamar de negrinho é ofensa, não sei o que pode ser elogio… alias, a próxima vez que chamarem de branquinho, vô processa por racismo, pq negrinho > branquinho.
    Mas eu ia dizendo, curto negrinho e curto negrinho de colher pq enrolar da trabalho e cara, é negrinho, é bom. Curto gourmet quando tem 100000% de cacau e aqueles enrolados em raspa de chocolate que derrete na boca e meu deus. Curto negrinho de padaria (que o nome é inho, mas ele vale por 5 unidades do tradicional) e odeio brigadeiro de lata (brigadeiro pq n tem referência afetiva e chamar aquilo de negrinho é racismo. E curto a Carolina Mendes e suas polêmicas. Bjo!

  • http://www.devalentina.wordpress.com Karen

    Porra, eu gosto de Bayles! E a bombinha de Bayles da Cristallo? Aí sim! ahahah
    Sério mesmo, concordo com você não caguem no brigadeiro. Mas confesso que um dia entrei naquela Maria brigadeiro e levei uma caixinha de presente para uma amiga. :P o meu, continuo fazendo em casa, comendo de colher a panela toda.

    • Carolina Mendes

      Me convida, levo minha bebida. ahahhahahahhahahahahhahahahhahaha

  • Jana Rubber

    só fica pior se no lugar do Baileys, colocarem Amarula (argh) pra “adultizar” o docinho. ¬¬

    • Carolina Mendes

      Olha, achoq ue ainda acho Baileys pior.

    • Carolina Mendes

      Nao sei oq é pior.

  • http://palavras-diretas.blogspot.com Leonardo

    Carolina, minha filha, sua linda.
    Cê tá cada vez melhor. Fiquei receoso, achei que ia falar mal do meu doce favorito, que eu faço quase toda semana (e fica ótimo, com licença). Mas não, tava falando mal de quem estraga ele. Apoiado.
    Brigadeiro é brigadeiro, não precisa inventar. Não enche de coisinha, não coloca fruta, não tenta dietizar. Enfim, falou tudo, de novo. Nem sei pra que que eu tô comentando.
    Não vou dizer que é o melhor texto, pois tenho um carinho especial pelo do petit gateau e pelo da lasanha, mas esse aí entrou pros meus favoritos.
    Te adoro Carolina, bêjo.

    • Carolina Mendes

      Olha, curti pelo meu desabafo inicial.

  • Deborah

    Poxa, seu texto traduziu minha decepção com os novos “brigadeiros”! Esses dias ganhei um numa caixa linda, e quando fui comer… era de sabor café! Epa, mas desde quando brigadeiro tem que ter sabores??? Lamentável.

    • Carolina Mendes

      Brigadeiro nao tem que ter sabor, e outras coisas não deveriam tentar ter sabor de brigadeiro.

  • http://twitter.com/dricarvalho Adriana

    Perfeito!
    Duas coisas que eu odeio: Cobrir o brigadeiro com chocoball (http://tinyurl.com/43gdlk8) (Sério! Pq?); Chamar aquele maldito pavê (pudim, ou qqr coisa semelhante) de brigadeirão.
    Galera, brigadeirão é um brigadeiro bem grande, com mais quantidade de delícia e não aquela coisa cagada que vocês colocam numa forma com buraco no meio e servem em fatias.

    Beijo, Carolina.
    Beijo, Rafael.
    Beijo, Brasil.

    • http://www.marketingnacozinha.com.br/ Rafael Mantesso

      Beijo.
      Beijo Brasil

    • http://palavras-diretas.blogspot.com Leonardo

      ISSO, ISSO, ISSO! BRIGADEIRÃO NÃO É BRIGADEIRO NEM AQUI NEM NA LUA!
      Desculpem pela exaltação, desculpem pelo caps lock, mas é que não dá pra chamar aquela coisa de brigadeirão. É uma ofensa. Isso sim é politicamente incorreto.
      Chamem de “pudim nojento de chocolate” e pronto, não reclamo mais.

      Beijo, Carolina.
      Beijo, Rafael.
      Beijo, Brasil.
      Beijo, Adriana.

      • Carolina Mendes

        gente, vcs estão enlouquecendo, acho.

        • http://palavras-diretas.blogspot.com Leonardo

          é.

      • http://www.marketingnacozinha.com.br Rafael Mantesso

        Beijo.

  • http://www.aventurasdecasada.com.br Aninha

    Brigadeiro bom é brigadeiro feito em casa, para comer quente, com um copo de água gelada do lado! ;) Eu só não gosto do granulado e por isso prefiro o de colher (me encaixo na turma da preguiça). Aliás…em barueri tem uma fábrica de doces (fábrica mesmo, vende bolo, salgadinho, docinhos, etc) que enrola o brigadeiro com raspas de chocolate. DELICIA!!!

    • Laura

      Brigadeiro com água?

      • Estela

        Também como brigadeiro com copo d’água do lado. Quando a gente pensa que vai enjoar, toma um golão de água e segue o baile…

        • Carolina Mendes

          ahahhahhahahhahahahhaha

          o tanto que eu me divirto com vcs

  • http://lepitanga.blogspot.com/ Mariana (Le Pitanga)

    e o brigadeiro sem chocolate?
    SEM CHOCOLATE.
    Como é que vc chama um doce sem chocolate de brigadeiro? É piada né?

    Ja vi mina no twitter quase gozar com um brigadeiro sem chocolate. Acho q na cabecinha dela (sem cérebro) deve achar que o doce sem chocolate resolve o problema das calorias…Fia, pode ñ ter chocolate, mas vai ter outra coisa tão o mais calórica.
    Gente q gosta de SE enganar.

    • Carolina Mendes

      Gente que ama se enganar.

  • http://twitter.com/maloca66 Alexandre

    Ótimo texto Calorina, como sempre. Não entendo essa mania de tentar sofisticar coisas que nasceram para ser simples. Espero que o Willian Bonner não venha aqui pedir direito de resposta.
    Que Cosme e Damião a proteja.

    • Carolina Mendes

      Pq pega mal chamar de docinho de rico, aí ficam usando o que é popular.

  • Ana Paula Passos

    E o “fondy” de brigadeiro?????
    Ecatiii
    Deixem o brigadeiro ser brigadeiro!

    • Carolina Mendes

      mas não igual ao de chocolate?

      • Ana Paula Passos

        É o brigadeiro… mas ai colocam um monte de creme de leite para ficar molenga.

  • Ferdy

    FALOU TUDO!! “Não pode quebrar o brigadeiro” #FATO

    bjssss

    • Carolina Mendes

      Daqui a pouco vai ter ruffles sabor brigadeiro.

      • http://palavras-diretas.blogspot.com Leonardo

        Taí uma ideia. Tivesse participado da promoção deles, podia estar rica. Ai, Carolina, quanto potencial desperdiçado.

  • bruno Ouchi

    Só tenho uma coisa a dizer : se não fosse bom as pessoas não ganhavam dinheiro então acho que você esta enganada. O mundo é feito de mudanças adapte-se ao presente e viva a vida ou continue no seu mundo conservador e seja feliz ao lado dos que não evoluem e depois simplesmente tem que aceitar essa mudança por não ter mais para onde ir.

    • telma

      “se não fosse bom as pessoas não ganhavam dinheiro”
      aaaaaaaaaaaaaaaaaahhhh me poupe, né? as pessoas compram e outras vendem pq é MODINHA! virou chique comer um brigadeiro feito com chocolate sabe la deus de onde. wasabi, gente, COMO ASSIM???

      • bruno Ouchi

        Claro que virou modinha, se não fosse bom não virava, alguns gostaram esses alguns ditaram a moda e assim foi, se trata de algo que poucos podem ter o privilégio de provar e decidir se é realmente bom agrada o paladar de uns e de outros não, o pior é que os que não agradam se sentem ofendidos, por que o novo da mais dinheiro, e as pessoas não encontram mais o velho. Mas ai vai uma dica para vocês: “O dono da confeitaria não esta preucupado com que seu brigadeiro esta bom ou não ele quer saber é de ganhar dinheiro”. Apenas aceitem a realidade ou vão ser obrigados a aceitar…

        • Carolina Mendes

          CEMIJURA?

          1- é brigadeiro, não é luta pelos direitos dos gays
          2- PARTY POOPER- tá vindo aqui e sendo chato, enquanto a gente tá se divertindo
          3- sério que dono de confeitaria quer ganhar dinheiro?

          Ai Bruno, que preguiça.

          • bruno Ouchi

            Hahaha o sentido que disse é que o confeiteiro só faz o doce ficar bom por que isso faz ele ganhar mais dinheiro ele não esta preocupado se você gosta mais do brigadeiro antigo ou não o novo brigadeiro faz ele ganhar mais dinheiro ;). Hehehe direitos gays eu concordo que o brigadeiro gourmet não tem nada a ver. Presta atenção o mundo ta em mudança e só para você saber o petit gateu que você ja fez um artigo foi criado por um confeiteiro que errou o tempo para assar e hoje é um clássico.

          • Carolina Mendes

            A gente chegou no ponto em que eu comparo brigadeiro a direitos humanos de forma irônica pra mostrar a real importância da ccoisa e vc não entende.

            Parei.

            Murro em ponta de faca: não trabalhamos.

    • Camila

      Here we go…

    • Carolina Mendes

      Vc tá chamando estragar o brigadeiro de evoluir?

      Nossa, que GRANDE EVOLUÇÃO PRO MUNDO.

  • http://www.criticozinha.blogspot.com Carol

    Oi Carol, acompanho seus posts ha algum tempo e esse foi o 1º que nao concordei totalmente. Acvho que cada um tem direito de vender o brigadeiro como quiser e é ‘enganado’ quem tem vontade. Inclusive ja escrevi sobre os negrinhos e sua ‘gourmetização’ em meu blog. Acho que a questão não é mudar a receita, e sim, passar de tonto e pagar, sei la, 2 reais numa bolinha de leite condensado comprada numa loja que parece uma papelaria? Outra coisa, brigadeiro é brigadeiro, qqr outra variante não o é… haja vista que o docinho q tem a mesma base do brigadeiro mas leva coco chama beijinho e a versão rosa chama bicho de pé. Então, nadica contra o doce de leite cond + creme de leite + chocolate da pqp… mas ai concordo, não é brigadeiro, aos meus, chamo e vendo como “delicinhas”, c/ um preço muito + justo que 2 reais/cada. (www.caroladamo.com.br)

    • Carolina Mendes

      Onde mesmo eu disse que não têm?

      • http://www.criticozinha.blogspot.com Carol

        Ué, então nao entendi sua “revolta”. Cada um come/compra o que quiser não é? Falar que as pessoas querem se achar entendidas de qqr assunto, se deixam passar por idiotas, se exibem para os vizinhos… concordo, mas se vc nao disse que as pessoas nao tem direito de consumirem o que querem, mesmo que nas entrelinhas… pq colocar a colher de pau no brigadeiro alheio? Vamos ser felizes, o que importa é a serotonina envolvida na coisa!

  • mhallac

    brigadeiro harmoniza com…!?

    • http://www.criticozinha.blogspot.com Carol

      FEsta!

      • Carolina Mendes

        bolo e gueraná, muito doce pra vc.

        • Carolina Mendes

          afe GUARANÁ

  • Diego

    Carolina, acompanho seus textos há tempos e concordo com o que a Carol disse no comentário acima: brigadeiro é brigadeiro, e as pessoas vendem outros doces com o mesmo nome para tentar se destacar. É a velha história da Capirinha de kiwi. Caipirinha, esse drink verdadeiramente brasileiro, é composto por cachaça, limão, açucar e gelo. Tão somente isso… aí vem os “barmen” todos criativos e inventam um drink com vodka, lima da pérsia, açaí, gelo, hortelã, morango e granola e colocam lá no cardápio: Caipirinha XPTO. Povo, prestem atenção: NÃO EXISTE CAIPIRINHA DE VODKA, DE SAQUE OU DE QUALQUER OUTRA COISA! Assim como nào existe brigadeiro de pistache… erra quem vende isso e erra quem compra! Ir à uma “brigaderia gourmet”, dentro de um shopping caro de SP, pedir um brigadeiro de pistache, um de chocolate branco e um tradicional e ver que todos tem EXATAMENTE o mesmo gosto (e nenhum deles parece o tão amado brigadeiro) só nào é mais decepcionante do que saber que muitos compram aquilo achando que é o máximo. Não existe brigadeiro de pistache, como não existe capirinha de carambola e também nào existe molho à bolognesa com peru. Simples assim…

    • Carolina Mendes

      isso, simples assim.

  • caio

    ahh, brigadeiro branco é gostoso e eu vejo isso desde criança…
    e casadinho então? metade brigadeiro branco e metade brigadeiro normal, que delícia! e pelo menos na minha cidade natal (itaúna, MG) esse doce é bem popular, tanto no sentido da fama quanto no do requinte :)

    • Carolina Mendes

      Sempre existiu mas piorou incrivelmente.

  • http://twitter.com/nana_batista Elaine

    E fora a mania de botar granulado em qualquer merda e chamar de brigadeiro. Biscoito recheado de chocolate com granulado NÃO É BRIGADEIRO! Sorvete de chocolate também não! Wafer de brigadeiro? Ah, pufavô.

    Por um mundo onde o brigadeiro seja canonizado, tenha todos os direitos reservados e tenha Lei “Maria da Penha” pra se defender desses estupros.

    • Carolina Mendes

      Calma, tá tudo bem agora.

  • Fabio Mantovani

    Texto foda, como sempre. Agora, por mim, brigadeiro poderia ter recheio de picanha. Num gosto.

    • Carolina Mendes

      ahahhahaahhahaha

      gente, que nojo

  • Maria

    Carol, se tem uma coisa que eu DETESTO é o tal do Leite Moça Fiesta. Aquilo é uma porcaria, sempre que como um Bri (é assim que chamo o meu amado brigadeiro)com esse Fiesta eu percebo na hora que não foi feito com o leite condensado tradicional. Quem foi o filha da mãe que inventou esse Fiesta? E quem foi a filha da mãe que incluiu ele nas receitas dos Bris de padaria e confeitarias?! Triste.

    • Carolina Mendes

      Leite moça fiesta não igual ao leite moça?

      Ou é a gosmas pra enrolar?

      • http://algunsmomentos.blogspot.com Paulinho

        Moça Fiesta é aquele que já vem prontinho na lata pra enrolar. ele tem gosto de lata.

  • Marcio K

    Relembrando agora, a receita de negrinho do lado da caixa do chocolate dos padres devia se chamar “COROINHA”, não?

    (politicamente correto, não trabalhamos)

    • http://www.marketingnacozinha.com.br/ Rafael Mantesso

      bOA

      • Carolina Mendes

        tu dum tsss

  • http://Twitter.com/__Chrystian Chrystian

    Tão quebrando um MONTE de coisa porae

    genial o texto

    parabéns Carol, amo-lhe toda !

    • Carolina Mendes

      Toda?

      Tem que vê isso aí.

  • Clara

    Rafael, falou e disse! Brigadeiro de colher é engodo e brigadeiro gourmet é uma farsa. Todo mundo usa leite moça e quer cobrar R$ 4 a unidade mirradinha.

    • Carolina Mendes

      pq, né?

  • Marta

    Descobri que o mundo estava acabando quando vieram pedir a receita do meu brigadeiro, que é o MELHOR que já comeram… manja a receita que a gente sabe dêsdicriança, leite condensado, manteiga sem sal e chocolate “do padre”? Essa mesma, e o povo acha DIFERENTE…

    • Carolina Mendes

      Mas é essa a receita. A melhro receita.

  • http://pimentarosacupcakes.blogspot.com isabella coelho back

    Poxa Carolina, eu gostava de ti no começo…mas agora nem tenho mais paciencia pra ler teus textos. Se tornou algo muito irritante, sério. Uma pena.

    • Juliana Mezalira

      dica: olha de q q é o blog da pessoa ↑

      • http://beijocascoloridas.blogspot.com Claudia Lobato

        HAHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAHA

      • Camila

        Ahahahahahah

  • Claudia Lobato

    Carolina, minha filha.. risos mil!!
    Até agora você ainda não fui ameaçada?! Nenhuma doceira entrou aqui te ameaçando?! Sério que só agora o povo entendeu que você está falando da banalização, orkutização, e qualquercoisação do trivial e bom!?
    E, sério serinho, que ninguém te ameaçou por falar das famigeradas festinhas infantis para madame se exibir e se individar?
    Voltou mais tarde.. espero que o clima ainda esteja este mar de chocolate!!
    E, salve a liga das senhoras que certa feita inventou este doce para o tal Brigadeiro.. (reza a lenda que foi assim que surgiu..) E, uma salva de palmas para o primeiro preguiçoso que disse que se poderia comer de colher direto da panela!!

    • Carolina Mendes

      Eu acho que na verdade elas sabem que são meio patéticas…

  • Dani

    Não consegui parar, li TODOS os textos, ri alto, já compartilhei no face e agora uma sugestão para um próximo: cachorro-quente! Sou do Rio e claro que lá tbm tem aquelas carrocinhas q colocam o mundo no meio daquele pão. Mas ao mudar pra São Paulo e me deparar com purê de batata no cachorro quente, quase caí pra trás…. aí é demais!
    ahahaha
    bjs e parabéns!

    • Carolina Mendes

      Cachorro quente tá na lista. ;)

      • natalia

        certa vez quando eu morava em ouro preto (sou de são paulo) pedi um cachorro quente e veio: pão, salsicha, milho, queijo ralado, presunto ralado, batata palha e passas. sério que todo mundo fala mal do purê dos paulistas, mas merece morrer quem come tudo isso aí e acha bonito.

  • http://about.me/desosa Fernando de Souza

    Tucanaram o brigadeiro. Só falta trocar as tradicionais forminhas de papel por qualquer bizarrice de vidro. E por foto no orkut.

    • Carolina Mendes

      Olha, eu não tenho orkut, mas sou capaz de apostar que já colocaram.

  • marcelo k

    algumas coisas deveriam ser tombadas pelo Patrimônio Histórico:
    brigadeiro, pão de queijo, pão com manteiga molhado no café com leite, churrasquinho de gato,pizza ,miojo lámen …..Têm que ser o que sempre foram !Não às modinha …Não as releituras …

    • Carolina Mendes

      Acho bem digna a ideia

    • Carolina Mendes

      Onde eu assino?

    • http://palavras-diretas.blogspot.com Leonardo

      Verdade, Miojo é outra coisa que Orkutizou…
      Sempre foi horrível, mas eu comia quando era pequeno.
      Agora, tem o povo que curte fazer uma releitura mesmo. Inventam um molho, jogam um queijo, um creme de leite… fica pior que o original…

  • Luenne

    E o pior é que existe barrinha Nutri de brigadeiro.

    Excelente post, Carol!

    • Carolina Mendes

      Pior que eu já comi.

  • Paulo Grass

    Carolina Bial e sua maconha estragada, e eu ainda perco tempo lendo.

    • Carolina Mendes

      Aí eu pergunto: será que não é a sua maconha que tá estragada?

      Eu não perco tempo lendo coisa que não gosto.

      Fica a dica.

  • Dan

    Poxa, devo ser a única pessoa no mundo que odeia brigadeiro caseiro e também os feitos em padarias. Desde criança brigadeiro pra mim só o fiesta, sou normal? Pensei que era.
    Mas sério que ninguém curte brigadeiro em lata, só eu? Gente, como assim? Fiquei triste agora.

    • Carolina Mendes

      Gente. Brigadeiro em lata é um horror.

      • mei

        eca..isso ainda existe?????

  • Julia

    Carol eu te amo!

    • Carolina Mendes

      Isso, pode amar.

  • leonardo

    Já vim aqui algumas vezes para elogiar e infelizmente tenho que registrar que esse texto foi infeliz em algumas partes. Não que críticar a #paunocutização do brigadeiro seja inválido, mas a introdução do texto foi lamentável… Por essas e outras que tem humorista brasileiro fazendo piada com órfão, estupro, deficiente fisico, e o pior se acha no direito de fazer isso… Tem gente que reclama do politicamente correto e diz que a vida está ficando chata só pq não se pode mais fazer certo tipo de piada, mas como fica o alvo da gozação? Será que a pessoa não pode achar chato ser motivo de chacota alheia?

    • Carolina Mendes

      Olha, vc realmente não entendeu, Recomendo ler mais uma vez.

  • bruno Ouchi

    Grandes “consevadorezinhos” vocês que apoiam e concordam com tudo que ela diz se o mundo dependesse de vocês nós ainda estaríamos vivendo do pão e do vinho e andando de carroça até os dias de hoje. O mundo evolui as coisas que vocês gostam mudam e com a gastronomia a mesma coisa. Se foi criado o brigadeiro gourmet, é porque houve a necessidade de suprir a vontade de alguns e foi aceito por que se não não viraria moda… Grande foi a coragem do pioneiro na idéia em criar algo sem saber se seria ou não aceito. E tenho muito mais o que elogiar por que ele sabe que nesse mundo sempre existem os que vão querer atrapalhar e criticar por que não tem criatividade para fazer algo melhor ;) e preferem viver em um mundo onde tudo que eles gozam, foi uma vez inventado por alguém que podia ter sido alvo de críticas um dia ;)

    • Carolina Mendes

      É bem isso, como vc me desmascarou?

      Gênio.

      • bruno Ouchi

        Não leve para o pessoal querida, assim como você deu sua opnião sobre o brigadeiro gourmet, eu argumentei contra. Se você não tem um argumento bom para deixar é melhor deixar como esta ;)

        • Carolina Mendes

          Isso.

          • Ana Roxo

            odeio quem escreve com emoticons no meio do texto. =)

  • Cris Furlin

    Não acho ruins as variações, afinal, é chato ficar presa aos mesmos sabores simplesmente porque “tem que ser assim”. Pra mim, não passa de um erro de batismo: não precisa ser brigadeiro de pistache, podia ser simplesmente um doce de pistache…

    É apenas reflexo da “suruba gastronômica” que vem acontecendo já tem muito tempo: depois de todas as categorias de alimentos do mundo terem se aproveitado do sabor do brigadeiro (vide biscoito Gulosos sabor brigadeiro, lastimável), ele está dando o troco e virando brigadeiro sabor todas-as-categorias-de-alimentos-do-mundo.

    • Carolina Mendes

      Olha eu acho as variação beeeeeem inferiores ao original negrinho…

  • Ana Luiza

    Oi Carol !!! eu adoro todos os seus textos , mas pra mim o melhor ainda é o dos vinhos!! Deve ser pq tenho um cunhado bem “legal ” que cheira rolha no restaurante só pq fez um “cursinho por correspondência”. PELO AMOR DE DEUS!!!!

    • http://palavras-diretas.blogspot.com Leonardo

      AHAHAHAHAHAHAHAHA

      Ai, adoro essa gente entendida das coisas…
      Sempre tem que ter um cunhado babaca né?

    • Carolina Mendes

      Fosse minha irmã, fazia separar

  • Thalita

    Meu, tem coisa melhor que esquentar a barriga no fogão,
    sentindo AQUELE cheiro delicioso no ar, depois derramar toda aquela
    delícia num prato e colocar no freezer só pra não queimar a língua??

    Hummmm…

    • Masteu

      Tem. Fazer tudo isso, não colocar no freezer e passar a semana com a boca queimada de brigadeiro <3

      • Carolina Mendes

        Clássica gordice.

  • http://www.doidivana.wordpress.com Ivana Arruda Leite

    carolina, você já fez a orkutização da Quiche Lorraine e derivações? Fica aí minha sugestão. beijo. Adoro te ler.

    • Carolina Mendes

      Sabe que tava na lista inicial e não sei pq saiu. Tô colocando de novo.

  • http://milarga.blogspot.com vanessa

    eu acho que a gente tem que admirar (só que ao contrário) quem conseguiu estragar o brigadeiro.

    se bem que eu sou team preguiça e tenho uma queda por chocoball. talvez eu fique só no primeiro círculo do inferno…

    • Carolina Mendes

      ahhahahhahahha

      team chocoball foi ótima

  • Tina

    Tenho vontade de sair chutando as bandejinhas de brigadeiro com pó de pistache e brigadeiro coberto com granulados de chocolate belga. Me poupe!
    O brigadeiro vendido no café sujinho perto de onde trabalho dá de mil em qualquer gourmet por aí.

    • Carolina Mendes

      Calma Tina, não sai chutando nada.

  • Bru

    Eu tenho medo de brigadeiro com frutas. :s

    • Carolina Mendes

      Eu tenho medo de sobremesas com frutas. Eu prefiro doces e frutas só se unindo pra fazer geléia.

  • http://andarevoar.blogspot.com Carol

    Incrível como algumas pessoas AINDA não entenderam.
    Excelente texto Carol.
    Bjus

    • Carolina Mendes

      IN-CRÍ-VEL

  • http://about.me/desosa Fernando de Souza

    Sugestâo para um futuro artigo: Salada tropical.

    • Carolina Mendes

      WTF é salada tropical?

  • Claudia

    Carol… sobre ” na gastronomia não dá pra colocar cristais Swarovski com cola quente nas coisas” dá uma olhada nisso:

    http://www.giulianacupini.com.br/prd.detalhes.php?c=229

    • http://www.marketingnacozinha.com.br/ Rafael Mantesso

      isso é pra disfarçar talento. que medo dessa presepada. será que sai um poodle daí de dentro?

    • Carolina Mendes

      Gente, que vontade de jogar dinheiro fora que o pove tem.

      Me dá esse dinehiro que eu compro tudo de twixx

      • Carolina Mendes

        *dinheiro

  • Luciana

    daí eu, no auge da inocência e espírito aventureiro, peço por aí brigadeiro de outra coisa. Ao leite, acho q foi.

    paguei SETERREAU num trocinho de vidro q vinha c colherinha de café e lacinho e o de dentro era…. RUIM! RUIMRUIMRUIM. Sabe qd vc faz o brigadeiro co chocolate errado? ou q bota açúcar no toddy? (socorro meu brasil…)

    e fiz as contas… com os SETERREAU eu comprava pelo menos 1 receita todinha e fazia no fogãozinho o meu bom e velho brigadeiro-delícia, companheiro das tpms e pés-na-bunda e terminava bem mais feliz….

    Deixem o brigadeiro fora dessa, pufavô!

    • Luciana

      ah by the way – Carol genial como sempre…

  • http://www.twitter.com/mariliagilp Marilia Gil

    O ERRO já começou qndo inventaram de lançar aquels brigadeiros “prontos”. Moça Fiesta não serve pra fazer brigadeiro! Brigadeiro é feito com mantega na panela, leite condensado e chocolate. Ok, achocolatado passa, mas brigadeiro industrial não!

  • Rossana

    Nossa, parece que fui eu que escrevi esse texto (mentira, eu não escrevo tão bem)!
    Mas ó, eu acho que isso não é orkutização do brigadeiro. Pra mim, é facebookzação, não?

  • Laise

    Seus textos são muito bons e extremamente verdadeiros. Como nós somos ridículos rs.
    Beijos, parabéns!

  • Juliane de Andrade Bassanelli

    Faça brigadeiro com chocolate ao leite (barra) aí sim vc vai ver o verdadeiro “gourmet” rsrs

  • Maya

    olha, leio a coluna desde seu primeiro post, e esse foi de longe o melhor… finalmente carol!

  • camilla

    joguei no google BAILEY’S!!! e concordo com cada caractere acima descrito!

  • http://twitter.com/MartinsPF Paulo Martins

    Eu curto muito esse site/blog. Também gosto muito dos teus textos, Carolina. Outro ótimo esse. Gosto da história do brigadeiro, do começo como negrinho… vcs conhecem a história. Também não gosto de modificações no negrinho. E também consigo sentir o gosto do que gosto e que não gosto. Mas… Uma vez estava trabalhando como bolsista num melhoramento genético da aveia e tivemos a visita de um médico de 85 anos, especialista em nutrição, que ao finalizar a palestra me disse ao levá-lo até o carro que para ficar velho saudável “era aveia de manhã e a véia de noite”. Disse por mais de hora dados científicos mas essa frase foi que reprogramou meu cérebro. Não sei como, sinto gosto de leite condensado no flocos ou farelo de aveia desde então hahaha. Só com leite já é uma festa. Conto isso para dizer que sozinho, ou com quem tenho muita intimidade, coloco 2 colheres de sopa de farelo de aveia no negrinho, de vez em quando, recomendo um teste, é incrível, fica um pouco mais fofo, aerado, leve, não muda o gosto, tem os granulos e fica menos enjoativo. Bobagem, mas pra mim rola. Abraços.

  • IXmael

    Acabo de conhecer o blog.
    Gostei, por inúmeras razões.
    E voltarei, depois de entendê-lo
    melhor. Macaco velho não mete a
    mão em cumbuca. Se for mineiro
    então, nem pensar. Mas que é
    muito bom, isso é. Parabéns.

    • http://www.marketingnacozinha.com.br/ Rafael Mantesso

      obrigado querido. volte mais vezes sim

  • Pingback: Jantando no Orkut #16 – Anuncie ou coloque seu conteúdo grátis em nosso blog

  • Pingback: Jantando no Orkut #16 – Anuncie ou coloque seu conteúdo grátis em nosso blog

  • LARA

    Boring

  • Anônimo

    Parabéns, você já aprendeu direitinho a receita! Só uma pergunta: você foi criada pela sua vó?

  • Priscila

    Palmas, palmas, palmas…Adorei o texto!

  • Convidado

    soh fala groselha em….nao sei como perdi meu tempo lendo chilique de baitola….cada um faz oq quer com a porra do brigadeiro….se quiser enfia no c* foda-se deixa enfia….agora fica escrevendo bosta na internet….tem gente q acha q eh alguma coisa util e le….eh foda neh….vai faze diario melhor pra vc

  • Ninabrasil

    Acho que você escreve como se o brigadeiro fosse seu, criaçâo sua, mas ele é de todos, nâo se sabe nem quando ele surgiu, aparentemente há receitas de 1956, (Jorge Fuede Japur. Quitutes de Dona Júlia: salgados, doces e sorvetes. São Paulo: Gráf. Ed. Prelúdio). A percepçâo do gosto é muito pessoal o que pode ser maravilhoso para você pode ser uma porcaria para outros. Nâo gosto do seu obscurantismo, o brigadeiro existe sem pai sem mâe, sem registro em cartório.

  • Convidado2

    O blog é muito bom, mas este texto…