1

domingo, 10 de maio de 2009

Se você pudesse levar apenas 7 tipos de alimentos para uma ilha deserta, quais seriam eles? Bacon no topo da lista, só se você tiver do lado um cardiologista pra quando suas artérias encherem de gordura. Se quiser sobreviver, pelo menos o suficiente para ouvir seus 7 cds, ler seus 7 livros, assistir seus 7 filmes e fazer todas as outras coisas que você sonhou sobre esta ilha mágica, tenha uma dieta saudável.
As organizações de saúde recomendam que devemos comer cinco porções de frutas e legumes por dia. Na Dinamarca, o número é seis, e não porque querem ser saudáveis, mas porque seis soa como a palavra “sexo”, em dinamarquês, e desempenha a campanha sobre o trocadilho do “sexo todos os dias.” Os japoneses tentam comer 30 diferentes tipos de alimentos cada dia. Mas numa ilha vai ser difícil comer 30 coisas diferentes, então vamos aos 7:
7 – Peixe
Por ser uma ilha as possibilidades de encontrar peixe são grandes. Se a ilha tiver um rio e se se esse rio tiver salmão melhor ainda. Salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, que é bom para o coração. Qualquer peixe, porém, é uma boa fonte de proteína e gordura saudável. Melhor de tudo, você pode comer peixes de água salgada, se não tiver fogo, pode comê-los cru.
6 – Algas
Onde tem mar, tem algas. Mesmo os mais preguiçosos podem colher aquilo que fica levantado para cima. Quase todos os tipos são comestíveis. Algas tem muitas vitaminas e minerais. Secas, podem durar mais de um mês. Algas são alimentos regularmente consumidos na Ásia, na maioria dos lares japoneses sempre tem quatro ou cinco tipos na dispensa. Se você não come sushi, já comeu algas no sorvete.
5 – Cevada
A cevada diminui o “mau” colesterol e eleva os níveis do “bom”. Tal como acontece com outros grãos, a cevada tem vitaminas essenciais (como a niacina e outras vitaminas B) e minerais (manganês e selênio), que não são tão abundantes nos frutos. E se você tiver cevada o suficiente na ilha, pode até fazer cerveja ou whisky.
4 – Frutas vermelhas
Cerejas, morangos, amoras… Faça a sua escolha. Poucos alimentos concentram sabor, teor vitamínico e antioxidantes como estes. Se sua ilha for uma das milhares da Oceania, procure por Kiwis, eles tem mais vitamina C do que laranjas e mais potássio que bananas.
3 – Abóbora
Embora tenham um teor de açúcar um pouco elevado, também são uma boa fonte de vitaminas A e C e potássio. Pouca gordura e baixo índice glicêmico fazem a abóbora uma opção melhor que bananas. Tem sementes abundantes e são fáceis de plantar.
2 – Couve
Qualquer vegetal folhoso vai te fazer bem, porém a couve é particularmente rica em vitaminas, minerais e fibras. Você pode ferver as hastes para um simples caldo vegetal ou usar as folhas numa salada.
1 – Feijões
Tal como acontece com os frutos silvestres, a maioria dos feijões são altamente nutritivos. Serão provavelmente a sua melhor fonte de cálcio e ferro na ilha. O feijão é um alimento versátil, fácil de plantar e pode ser conservado por muito tempo. E se você está sozinho na ilha, por que se preocupar com os gases?