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sábado, 17 de janeiro de 2009

Experiências sensoriais desencadeiam no cérebro respostas rápidas. A visão de um suculento hamburger num anúncio na televisão, o cheiro de um doce de chocolate trazem a vontade de comer. Estes são dois exemplos de como podemos explorar a psicologia sensorial para influenciar as decisões de compra do consumidor num restaurante. Além de impactar o cliente pelos aromas e sabores, uma boa casa deve impactar também pelo visual, que vai da decoração ao mais importante…o cardápio!

Layout

O design é crucial. A melhor opção é por um layout simples e com fontes clean. Só coloque fotos se elas forem mais bonitas que o prato em si, fotos do estilo McDonald’s. Se a foto for amadora, o efeito é contrário, a comida fica com aspecto asqueroso, não dá fome, dá enjôo. Um cardápio de página dupla é sempre a melhor opção para levar o cliente aos melhores pratos. A leitura num cardápio de página simples é vertical, mais fácil de comparar preços. Porém a leitura num cardápio de página dupla é mais complexa, nos obriga a olhar pra vários lugares e com isso podemos colocar os produtos mais rentáveis nas melhores partes. Como o canto superior direito.

Disfarce os preços

O que a maioria dos restaurantes fazem com o cardápio: colocam todos os preços alinhados a direita, um abaixo do outro. Se todos eles estão assim eu posso facilmente comparar e certamente escolherei os mais baratos. É melhor ter os preços e cifrões colocados discretamente no final da descrição de cada produto.

Faça o cliente folhear

Um cardápio deve ser como um supermercado. Os itens mais pedidos, mais comuns, hamburgers, sanduíches, fritas, devem estar escondidos no cardápio. Não devem ter acesso fácil. No supermercado os itens que compramos com freqüência como leite, carnes, arroz, feijão… sempre ficam nos fundos, nós temos que comprar eles mesmos, então tanto faz o lugar que eles estão que nós vamos até lá. Como estão no fundo, o supermercado nos obriga a passar por vários outros produtos mais caros e que podemos comprar por impulso. Escondendo os itens comuns no cardápio, o cliente é obrigado a ver outros produtos, e aumenta a sua chance de gastar mais e não optar pelo de sempre.

O nome do prato

O nome do prato é a parte mais importante para vendê-lo a quem não o conhece. Um cliente não será incentivado a experimentar um prato novo por causa do preço. O nome precisa ser criativo, criar interesse, despertar a curiosidade. Um amigo renomeou todos os itens do seu cardápio com nomes nada convencionais, deixando qualquer um curioso com qualquer prato. Por exemplo o torresminho com mandioca virou “tadinho do Chiquinho”, a carne de sereno virou “não sou carne de sol” e assim por diante. Os adjetivos também não devem ser poupados, eles são tão importantes quanto o próprio nome. O que você acha melhor? Ovos mexidos ou ovos mexidos com manteiga fresca? Pense em sabores e gostos, palavras como crocante e picante dão ao cliente uma melhor idéia do que está por vir. Longas descrições devem ser reservadas para os pratos mais rentáveis.

Lembre-se:

. Um cardápio não é um amontoado de letras, não é anúncio publicitário. Dê destaque ao que precisa ter destaque.

. Cores como vermelho e amarelo são cores que evocam a fome. Usadas na forma correta dão vida ao cardápio, usadas demais, cansam qualquer um.

. Os pratos que possuem mais atributos (nome diferente, adjetivos, descrição…) vendem mais que “nomes sozinhos” no cardápio.

. Nosso olhar é preguiçoso, ele é atraído por qualquer coisa diferente. Seja o negrito de uma letra ou uma caixa em volta do texto. É fácil levar o olhar do cliente pra onde interessa sem agredir o layout.

. O canto superior direito deve ser sempre reservado para o prato mais lucrativo.

. Tenha versões diferentes do mesmo cardápio para atender necessidades diferentes. Se recebe muitos turistas, tenha ele em outros idioma, se recebe pessoas idosas, tenha um com fontes maiores.

Com certeza um cardápio não faz milagre. Ele faz parte do que eu chamo de “experiência”, que é aquilo que motiva alguém a indicar um restaurante para um amigo. O atendimento dos garçons, o ambiente, a música, a decoração, as pessoas, os pratos, o cardápio…tudo deve estar alinhado para proporcionar ao cliente a melhor experiência possível. Só assim ele voltará a comer ali novamente!

  • http://www.spempresas.com SP Empresas

    Belíssimo artigo! Os cardápios também fazem parte dos ingredientes de sucesso de uma casa, são as preliminares visuais e sensitivas de uma relação entre boca, garfo e prato!!!
    Sou designer gráfico e tenho muitos trabalhos voltados a essa área. Meus trabalhos estão em http://www.spempresas.com/trabalhos.com.br

    Saudações
    Eduardo Martuscelli

    • Alberto alcides

      Parabens!!! Adorei muinto ira me ajudar no meu novo Empreendimento,VALEU!

  • http://www.spempresas.com SP Empresas

    Link certo dos meus trabalhos com cardápios http://www.spempresas.com/trabalhos.html

    Eduardo Maruscelli
    SP Empresas

  • http://www.spempresas.com SP Empresas

    Peço que me desculpe, mas vai pela terceira vez aí vai o link dos meus trabalhos com cardápios: http://www.spempresas.com/trabalho.html

    Prometo que agora é o link certo (não é marketing de curiosidade…rs) apenas hoje é véspera de 1 de maio…

    Abraços
    Eduardo Martuscelli

  • evaldo r silveira

    gostei da dica sobre como montar um cardapio, parabens me ajudou muito…

    • Clara

      Nao me ajudou em nada essa merda!

      • http://www.marketingnacozinha.com.br/ Rafael Mantesso

        Então se vira e faz o seu GÊNIO!

        • http://* wallace

          boa cara gostei e realmente um artigo realmente muito bom!
          obrigado!

      • http://google Clara

        è isso ae chara nao ajudo em nada

        • sonia

          Se é tão esperta Clara, por que lê estas informações? se vc sabe tuuuudo e não tem mais nada a aprender, compartilhe, não critique, Gênia.

      • http://add Sandra

        Que falta de humorrrr!!!!

      • Aretusa

        Que feio este comentario!!!!!!!!!!!!

      • Marcos

        Que tipo de ajuda vc queria? Não sabe montar um cardápio, ou não sabe de nada de design? Ou isso, ou é despeito e falta de respeito. As informações foram básicas mas didáticas. Criticar é facil!

  • gabriela

    ISSO NAO ENSINA NADA

    • Mercia RD

      Clara é problema de neurônios!!!

  • http://www.horesconsulroria.blogspot.com Ivan Lima

    Parabéns!

    As Dicas são espetaculares,construir um cardápio é algo bastante delicado quanto a montagem do restaurante ou bar.

    Para os que não concordam com as dicas sugiro que não inicie um negocio quando não tem capacidade de entender este mercado.

    Um abraço

    Hores Consultoria
    Especializada em gestão de negócios para bares e restaurantes

  • Claudiany.Z

    nossa como e facil fazer um cardapioo

  • Pingback: A importância do cardápio: porque se deve prestar atenção a ele « Temperomental’s Weblog

  • Pingback: designers justiceiros » A anatomia dos cardápios sino-tijucanos

  • Géssica

    Ótimo artigo, me ajudou imensamente!!
    E para os que não gostaram… só lamento, puro despeito!
    Valeu Rafael!

  • http://moda+diverssao/googlesites.com.br vivi

    Ei seu danado da SP empresas, nao ligo se está tentando popularizar seu negócio, mas tenta nao atrapalhar o dos outros, palerma.

  • http://moda+diverssao/googlesites.com.br vivi

    ah! e clara se nao gostou nao olha, engraçadinha, mas tenta nao tenta gravar tédio nos outros com tua idiotice!
    idiota.

  • http://moda+diverssao/googlesites.com.br vivi

    mas, adorei o site!
    amei o artigo!
    parabéns ao dono!….!

  • elizeu

    MARKETING NA COZINHA [AJUDA BASTANTE AS PESSOAS QUE SABEM LER]

  • PEZAO BAR INDAIATUBA

    EU DOU NOTA 10 PARA O MARKETING NA COZINHA

  • RUINZIM BAR

    PARABENS PARA TODOS [ATE PARA OS QUE CRITICAO]

  • Ricardo França

    Muito bom o site, tem muita dica legal.

  • Ana Maria

    Boa tarde, preciso fazer um cardápio p um trabalho na faculdade sobre COFFEE SHOP gostaria de saber onde posso encontrar modelos e qual programa posso usar para montar o meu cardápio. Obrigada

  • larissa

    nossa me ajudo bastante

  • Larissa

    estava precisando fazer um trabalho de ingues super dificil

  • Cristina Ribeiro

    Boa tarde. Quero pedir autorização para publicar este artigo na Revista Roldão + do Atacadista Roldão (www.roldao.com.br). Por favor, entrem em contato comigo urgente, pois fecho a revista em breve.
    Muito obrigada

    Atenciosamente Cris Ribeiro

  • Claudynha1995

    parabens adoreiime ajudou bastantee obrigada!!!!

  • Edna Bda_vamp

    que saco .
    não achei o que eu estava procurando….

  • Simonesouzaadm

    Muito Bom, me ajudou bastante

  • gustavo

    trabalho com adesivo e preciso fazer um cardapio para uma pizzaria como fazer?